Os filmes que definiram os anos 80
por Johnny M. caochupandomanga.com
Indiana Jones e os Caçadores da Arca Perdida, a primeira aventura do imortal personagem criado por Steven Spielberg e vivido por Harrison Ford. Para quem é fã do arqueólogo mais famoso do mundo, como eu, isto é um evento. Esse é mais um dos filmes que marcaram os anos 80. Nessa época, quando perdiamos um filme no cinema, era preciso esperar no mínimo um ano para alugá-lo em VHS e mais alguns anos para vê-lo na tv. Acho que isso valorizava ainda mais os filmes e a relação que tinhamos com eles. Enfim, planejei listar dez filmes, mas não foi possível (dez é pouco demais), e acabei por listar os 25 filmes que, ao meu ver, definiram os anos 80. São filmes pop, filmes que viamos noSupercine, Tela Quente ou Cinema em Casa, não filmes de arte, filmes de cineclube, e a colocação é inteiramente aleatória, não havendo classificação.
Os Caçadores da Arca Perdida

O primeiro filme de Indiana Jones, o arqueólogo que enfrenta nazistas e toda sorte de perigos, mas não suporta cobras e nem separar-se de seu chapéu. Mais do que este filme em particular, cito a série inteira, pois Indiana Jones e o Templo da Perdição e, principalmente, Indiana Jones e a Ùltima Cruzada são também geniais, este último então é um dos melhores filmes de todos os tempos.
O Império Contra-Ataca

A saga estelar de George Lucas teve seu ponto alto no segundo (agora quinto) episódio deStar Wars. Esse filme tem uma importância maior que os outros porque nele somos apresentados ao mestre jedi Yoda, porque nele vemos todo o poder do Império, porque nele os vilões vencem no final e, principalmente, porque nele ocorre o primeiro duelo entre Luke Skywalker e Darth Vader, que revela: "Luke, eu sou seu pai."
Superman II

Em Superman II o homem de aço enfrenta seus mais poderosos oponentes, Zod e seus seguidores, que por também serem kryptonianos possuem os mesmos poderes de Kar-El, o que garante cenas de lutas memoráveis. Nesse filme, Lois Lane descobre que Clark Kent é o Superman, os dois se casam, ele abdica de seus poderes, tornando-se um humano comum, levando uma surra numa lanchonete e devolvendo a humilhação no final. É o mais empolgante de todos e, por mais que se façam outras produções agora e no futuro,Christopher Reeve será sempre o verdadeiro Super-Homem.
Os Goonies

Os Goonies é o melhor filme infanto juvenil já feito. Pra mim chega a ser o melhor filme de todos os tempos. As aventuras dos cinco amigos que procuram o tesouro escondido de um antigo pirata, enfrentando bandidos - cartunescos - para evitar a destruição de suas casas é imbativel na memória das crianças dos anos 80.
E.T. - O Extreterrestre

O pequeno extraterrestre cabeçudo era uma febre no início dos anos 80. Acho que foi a primeira vez que um filme se utilizou de todos os meios possiveis para se promover, para fazer marketing. Todo mundo só falava em ET e a verdade é que era impossivel não se emocionar e não rir com aquela criatura horrorosa repetindo: "Eliot. Eliot" E a Drew Barrymore, quanto diferença.
Os Caça-Fantasmas

Bill Murray é o melhor ator de comédias que existe. E ele já mostrava isso quando vivia oDr. Peter Wenkman, um cientista cinico, deboxado e cético que usava a parapsicologia para se dar bem com as alunas na universidade até ser despejado junto com seus amigos e criar uma empresa exterminadora de fantasmas. Sustos e risos com o Geléia e o monstro gigante de marshmallow. Sem falar no impagável Rick Moranis e na bela presença deSigourne Weaver.
Rocky II - A Revanche

Mad Max II

por onde anda a Tina Tuner ela já deve esta com cabelos branco
Esse é o primeiro filme a apresentar um mundo pós-apocaliptico, no qual as pessoas lutam por água e gasolina. Num cenário deserto, um grupo de pessoas se vêem cercadas e aterrorizadas por bandidos de figurino punk e o único capaz de salvá-los é o viajante solitário,Mad Max (Mel Gibson), que, depois da tragédia que marcou o final do primeiro filme, não acredita em nada ou ninguém, tratando apenas de sobreviver.
Os Irmãos Cara-de-Pau

Stallone Cobra

De Volta Para o Futuro

Dr. Emmet Brown e Martin McFly são os protagonistas da mais louca e perfeita série de filmes dos anos 80. De Volta Para o Futuro é perfeito em todos os sentidos. Atores, direção, roteiro e até merchandising. A história tem emaranhados tão grandes, vai para o passado, depois para o futuro, passado de novo, presente, que qualquer um poderia se perder nela, mas Robert Zemeckis em nenhum momento perdeu o fio condutor, fazendo com que não haja furo algum. O Dr. Emmet Brown é a própria encarnação do cientista louco e oMichael J. Fox, mesmo com o mal de parkinson, mesmo que tenha 90 anos, será lembrado para sempre como o mais tipico adolescente dos anos 80.
Um Tira da Pesada

Esse é o filme divisor de águas na carreira de Eddy Murphy, pois o consagrou internacionalmente e fixou à figura dele a imagem do malandro falastrão que ele voltaria a encarnar tantas outras vezes no cinema. Pro Brasil é importante porque também marca o casamento entre Murphy e a sua voz brasileira, o dublador Mário Jorge. Ás vezes eu acho que mais que o próprio ator, é a voz do dublador de Murphy que faz realmente a graça dos filmes.
Rambo II

o cebolinha estava indo ao cinema com tres sovetes que filme ele ia assistir rsrs
contei muito essa quando era criança kkk
Esse é o filme que realmente imortalizou o personagem Rambo na cultura pop ocidental. É nele que aparece todas as caracteristicas que se tornaram clichê não só nos outros filmes da série, como também em todos os outros filmes que o copiaram. Mais o pior de tudo é que ele originou o quadro Rambo Brasileiro do programa Viva a Noite, do Gugu Liberato, uma das coisas mais trash que a tv já exibiu.
Curtindo a Vida Adoidado

Máquina Mortifera

Platoon

O Exterminador do Futuro

Fuga de Nova York

Apertem os Cintos o Piloto Sumiu

O filme mais engraçado de todos os tempos. Ele marca a únião do trio Jim Abrahams, David e Jerry Zucker, que criaram um estilo único e inimitável de fazer comédia. Além de Apertem os Cintos... são deles as séries Corra que a Policia Vem Ai e Todo Mundo em Pânico. Mas o primeiro filme se mantém imbativel. É tanto absurdo por segundo que você só percebe alguns depois de assistir várias vezes.
Highlander - O Guerreiro Imortal

Com trilha sonora do Queen, o filme mostra a vida do guerreiro escocês Connor MacLeod(Christophe Lambert), desde as batalhas entre clãs nas terras altas da Escócia até as ruas de Nova York, 400 anos depois. Perseguido durante os séculos por um dos vilões mais assustadores do cinema, Kurgan, Connor vive a maldição de ser imortal, tendo que enfrentar aqueles que têm a mesma condição que ele em duelos marcados pela frase: "Só pode haver um."
Os Intocáveis

Blade Runner - O Caçador de Andróides

Top Gun - Ases Indomáveis


Um romance medieval no qual os dois amantes sofrem a maldição de não poder se amar, pois durante o dia ela se transforma num falcão e à noite ele se torna um lobo negro. A transcedente beleza de Michele Pfeiffer, as cenas de luta e o talento de Matthew Broderick fazem de O Feitiço de Àquila um filme inesquecivel.
Karatê Kid

É, o post está enorme, o maior que já fiz, mas a década de 80 não seria a mesma sem nenhum desses filmes
vlw! johnny
Comentários
Postar um comentário