Os filmes que definiram os anos 80

por Johnny M. caochupandomanga.com


 Indiana Jones e os Caçadores da Arca Perdida, a primeira aventura do imortal personagem criado por Steven Spielberg e vivido por Harrison Ford. Para quem é fã do arqueólogo mais famoso do mundo, como eu, isto é um evento. Esse é mais um dos filmes que marcaram os anos 80. Nessa época, quando perdiamos um filme no cinema, era preciso esperar no mínimo um ano para alugá-lo em VHS e mais alguns anos para vê-lo na tv. Acho que isso valorizava ainda mais os filmes e a relação que tinhamos com eles. Enfim, planejei listar dez filmes, mas não foi possível (dez é pouco demais), e acabei por listar os 25 filmes que, ao meu ver, definiram os anos 80. São filmes pop, filmes que viamos noSupercineTela Quente ou Cinema em Casa, não filmes de arte, filmes de cineclube, e a colocação é inteiramente aleatória, não havendo classificação.


Os Caçadores da Arca Perdida

a panela gigantesca  dos canibais era ilaria rolando entao rsrs


O primeiro filme de Indiana Jones, o arqueólogo que enfrenta nazistas e toda sorte de perigos, mas não suporta cobras e nem separar-se de seu chapéu. Mais do que este filme em particular, cito a série inteira, pois Indiana Jones e o Templo da Perdição e, principalmente, Indiana Jones e a Ùltima Cruzada são também geniais, este último então é um dos melhores filmes de todos os tempos.


O Império Contra-Ataca

 cara o Darth Vader ainda me assusta

A saga estelar de George Lucas teve seu ponto alto no segundo (agora quinto) episódio deStar Wars. Esse filme tem uma importância maior que os outros porque nele somos apresentados ao mestre jedi Yoda, porque nele vemos todo o poder do Império, porque nele os vilões vencem no final e, principalmente, porque nele ocorre o primeiro duelo entre Luke Skywalker e Darth Vader, que revela: "Luke, eu sou seu pai."


Superman II



Em Superman II o homem de aço enfrenta seus mais poderosos oponentes, Zod e seus seguidores, que por também serem kryptonianos possuem os mesmos poderes de Kar-El, o que garante cenas de lutas memoráveis. Nesse filme, Lois Lane descobre que Clark Kent é o Superman, os dois se casam, ele abdica de seus poderes, tornando-se um humano comum, levando uma surra numa lanchonete e devolvendo a humilhação no final. É o mais empolgante de todos e, por mais que se façam outras produções agora e no futuro,Christopher Reeve será sempre o verdadeiro Super-Homem.

Os Goonies

eu passei a ser fâ da Cindy Lauper nessa epoca pela musica Goonies

Os Goonies é o melhor filme infanto juvenil já feito. Pra mim chega a ser o melhor filme de todos os tempos. As aventuras dos cinco amigos que procuram o tesouro escondido de um antigo pirata, enfrentando bandidos - cartunescos - para evitar a destruição de suas casas é imbativel na memória das crianças dos anos 80.

E.T. - O Extreterrestre

ET  TELEFONE  rsrs

O pequeno extraterrestre cabeçudo era uma febre no início dos anos 80. Acho que foi a primeira vez que um filme se utilizou de todos os meios possiveis para se promover, para fazer marketing. Todo mundo só falava em ET e a verdade é que era impossivel não se emocionar e não rir com aquela criatura horrorosa repetindo: "Eliot. Eliot" E a Drew Barrymore, quanto diferença.

Os Caça-Fantasmas
eu me lembro do bonequinho da michelin kkk




Bill Murray é o melhor ator de comédias que existe. E ele já mostrava isso quando vivia oDr. Peter Wenkman, um cientista cinico, deboxado e cético que usava a parapsicologia para se dar bem com as alunas na universidade até ser despejado junto com seus amigos e criar uma empresa exterminadora de fantasmas. Sustos e risos com o Geléia e o monstro gigante de marshmallow. Sem falar no impagável Rick Moranis e na bela presença deSigourne Weaver.

Rocky II - A Revanche


Mais que o primeiro filme, foi Rocky II que consagrou a figura do boxeador Rocky Balboa na cultura pop. Prometendo a esposa abandonar os ringues, ele tenta se aventurar como garoto propaganda, mas tudo que faz fracassa e se vê obrigado a aceitar a revanche com Apolo, o Doutrinador. O final é de arrepiar.

Mad Max II



por onde anda a Tina Tuner ela  já deve esta com cabelos branco


Esse é o primeiro filme a apresentar um mundo pós-apocaliptico, no qual as pessoas lutam por água e gasolina. Num cenário deserto, um grupo de pessoas se vêem cercadas e aterrorizadas por bandidos de figurino punk e o único capaz de salvá-los é o viajante solitário,Mad Max (Mel Gibson), que, depois da tragédia que marcou o final do primeiro filme, não acredita em nada ou ninguém, tratando apenas de sobreviver.

Os Irmãos Cara-de-Pau

Tá, o nome correto é The Blues Brothers, mas eu os conheci, lá pelos meados dos anos 80, como os Irmãos Cara-de-Pau, bluzeiros vagabundos que reúnem seus antigos companheiros de banda para montar um show e com isso salvar o orfanato no qual foram criados. Só que até lá têm que encarar nazistas, cowboys, a policia e uma homicida ex-noiva, mas tudo ao som do melhor da black music.

Stallone Cobra


"Se você é a doença. Eu sou a Cura", esse é o lema de Marion Cobretti, ou melhor, simplesmente Cobra, um policial justiceiro, membro do Esquadrão Zumbi, que personificou uma das maiores polêmicas dos anos 80. Acusavam o filme de ser violento demais. Uma orgia de violência. Havia discussões se ele deveria sofrer cortes e se poderia ser exibido na tv. Nós, adolescentes, ficávamos loucos pra ver o filme. Quem não tinha visto, inventava que tinha, pra tornar-se o centro das atenções nas rodas de bate-papo no colégio. Mas quando o filme finalmente passou na tv... que decepção. Ou a violência não era tão grande quanto diziam ou então a censura venceu.

De Volta Para o Futuro


 do passado ao futuro desse eu nao me canso




Dr. Emmet Brown e Martin McFly são os protagonistas da mais louca e perfeita série de filmes dos anos 80. De Volta Para o Futuro é perfeito em todos os sentidos. Atores, direção, roteiro e até merchandising. A história tem emaranhados tão grandes, vai para o passado, depois para o futuro, passado de novo, presente, que qualquer um poderia se perder nela, mas Robert Zemeckis em nenhum momento perdeu o fio condutor, fazendo com que não haja furo algum. O Dr. Emmet Brown é a própria encarnação do cientista louco e oMichael J. Fox, mesmo com o mal de parkinson, mesmo que tenha 90 anos, será lembrado para sempre como o mais tipico adolescente dos anos 80.

Um Tira da Pesada


ironias do destino


Esse é o filme divisor de águas na carreira de Eddy Murphy, pois o consagrou internacionalmente e fixou à figura dele a imagem do malandro falastrão que ele voltaria a encarnar tantas outras vezes no cinema. Pro Brasil é importante porque também marca o casamento entre Murphy e a sua voz brasileira, o dublador Mário Jorge. Ás vezes eu acho que mais que o próprio ator, é a voz do dublador de Murphy que faz realmente a graça dos filmes.

Rambo II


o cebolinha estava indo ao cinema com tres sovetes que filme ele ia assistir rsrs
contei muito essa quando era criança kkk

Esse é o filme que realmente imortalizou o personagem Rambo na cultura pop ocidental. É nele que aparece todas as caracteristicas que se tornaram clichê não só nos outros filmes da série, como também em todos os outros filmes que o copiaram. Mais o pior de tudo é que ele originou o quadro Rambo Brasileiro do programa Viva a Noite, do Gugu Liberato, uma das coisas mais trash que a tv já exibiu.

Curtindo a Vida Adoidado


É o filme do Ferris Bueller. Isso diz tudo. 


Máquina Mortifera


Uma série de filmes que uniu com maestria ação e comédia, protagonizada pela mais improvável dupla de policiais do cinema: um completamente insano (Mel Gibson) e outro responsável e certinho (Dany Glover), sem falar na presença do pilantra chato e hilário vivido por Joe Pesci.

Platoon


Nos anos 80 a guerra do Vietnã ainda era uma ferida aberta na sociedade americana e vários filmes trataram do assunto, porém o mais marcante e polêmico de todos foi Platoon, de Oliver Stone, que mostra os jovens defensores da liberdade não como hérois, mas como humanos comuns que se bestializam na selva, matando e morrendo por algo que não sabem o que é.

O Exterminador do Futuro

O primeiro filme da guerra entre humanos e máquinas é um marco nos filmes de ação e de ficção cientifica. A história todo mundo já conhece, mas nesse primeiro capitulo, Arnold Schwarzenneger enterpreta o vilão e não o mocinho e a Linda Hamilton ainda era bonita.

Fuga de Nova York

Mais um filme que, juntamente com Mad Max II - ambos são de 1981 - , deu início a moda de produções sobre um futuro violento e caótico. Nele, Kurt Russel vive o ex-militar e atual criminoso Snake Plissken, o único homem capaz de entrar na Ilha de Manhattan, então transformada em prisão de segurança máxima, e resgatar o Presidente dos EUA, que é refém dos bandidos que lá estão presos. A ação é ininterrupta, o cinismo do anti-héroi garante boas risadas e a trama se passa no ano de 1997.

Apertem os Cintos o Piloto Sumiu

 esse cara ainda me faz rir ate hoje






O filme mais engraçado de todos os tempos. Ele marca a únião do trio Jim Abrahams, David e Jerry Zucker, que criaram um estilo único e inimitável de fazer comédia. Além de Apertem os Cintos... são deles as séries Corra que a Policia Vem Ai e Todo Mundo em Pânico. Mas o primeiro filme se mantém imbativel. É tanto absurdo por segundo que você só percebe alguns depois de assistir várias vezes.

Highlander - O Guerreiro Imortal





Com trilha sonora do Queen, o filme mostra a vida do guerreiro escocês Connor MacLeod(Christophe Lambert), desde as batalhas entre clãs nas terras altas da Escócia até as ruas de Nova York, 400 anos depois. Perseguido durante os séculos por um dos vilões mais assustadores do cinema, Kurgan, Connor vive a maldição de ser imortal, tendo que enfrentar aqueles que têm a mesma condição que ele em duelos marcados pela frase: "Só pode haver um."

Os Intocáveis

O filme de Brian de Palma, que levou para o cinema uma das séries de maior sucesso da tv nos anos 60, ascendeu o ator Kevin Costner a categoria de astro e deu a todos a certeza de que Robert de Niro, vivendo o mafioso Al Capone, é um dos maiores talentos do cinema em todos os tempos. Sean Connery, o tema musical composto por Ennio Morricone e a antológica cena de tiroteiro nas escadarias da estação de trem ajudam a fazer deste um dos grandes clássicos da década de 80.

Blade Runner - O Caçador de Andróides

Um dos filmes mais comentados da década, tem Harrison Ford na pele de um ex-policial especializado na caça de andróides numa Chicago poluida, chuvosa e escura. Uma ficção cientifica noir e filosófica, existencialista. É muito mais que um filme de ação.

Top Gun - Ases Indomáveis


Esse é o filme que tornou Tom Cruise um astro e o maior ícone da beleza masculina para mulheres e adolescentes de todo o mundo. Para os garotos, o que interessava, além daKelly McGillis, eram as incriveis cenas de batalha área. Todos queriam ser piloto de caça. Infelizmente também foi responsável por fazer da brega Take My Breath Away uma das músicas mais tocadas na década de 80.
O Feitiço de Áquila

deste eu tenho que lembrar neh


Um romance medieval no qual os dois amantes sofrem a maldição de não poder se amar, pois durante o dia ela se transforma num falcão e à noite ele se torna um lobo negro. A transcedente beleza de Michele Pfeiffer, as cenas de luta e o talento de Matthew Broderick fazem de O Feitiço de Àquila um filme inesquecivel.

Karatê Kid
Karatê Kid passou pela primeira vez num Supercine e na manhã seguinte todos os garotos do país já imitavam os golpes de Daniel San e a fricção das mãos do senhor Myiagi, inclusive eu. Pat Morita tornou-se a própria imagem do sábio mestre japonês e Ralph Macchio jamais conseguiria se livrar da sombra de Daniel Laruso.

É, o post está enorme, o maior que já fiz, mas a década de 80 não seria a mesma sem nenhum desses filmes


vlw! johnny

Comentários

Postagens mais visitadas